A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso, e outros poemas

A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso. Talvez a maioria das pessoas não saibam, mas esta frase está contida no Microsoft Word, apenas para uso, creio eu, didático para a explicação das funcionalidades de formatação do Processador de Textos mais usado do planeta. Bem, esta frase fazia parte do meu cotidiano há 4 anos atrás, quando eu era instrutor de um curso de Informática, e fazia com que os alunos digitassem =rand(1,10) num documento em branco para gerar repetidas vezes a tal frase.Entretanto…

Como sabemos que a cultura de nosso país é “xerox falhada dos States”, os cidadãos que fizeram a tradução do Microsoft Office nem se deram ao trabalho de buscar o significado desta frase em INGLÊS: The Quick Brown Fox Jumps Over The Lazy Dog.

Senhoras e senhores, apresento-lhes o Pangrama!!! (O quê?? traduz…) Segundo o Wikipédia, “Pangrama, ou pantograma, é uma frase com sentido em que são usadas todas as letras do alfabeto de determinada língua. A palavra vem do grego, “pan” ou “pantós” = todos, + “grama” = letra.” Sendo assim, “The Quick Brown Fox Jumps Over The Lazy Dog” jamais deveria ser traduzida como “A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso”, e sim por algum pangrama português, como:

  • “Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes.” (putz!)
  • “Gazeta publica hoje no jornal breve nota de faxina na quermesse.” (puuutz!!!)

Bem, deixa essa história de aportuguesar a “raposa” pra lá!!! A m… já está feita mesmo!!! O que nos resta agora é assistir, de verdade, a ligeira raposa marrom atacando (jumps over = saltando sobre) o cão preguiçoso!!!

PS: Tente você também, no Microsoft Word, digitar =rand(1,10) e teclar ENTER em seguida…

4 comentários em “A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso, e outros poemas

  • 06/08/2009 em 15:37
    Permalink

    Liga não, o Sergio é loiro xD, mas confesso que tb fiquei boiando…
    Oq tem a ver a frase da raposa com o "=rand(1,10)", se o mesmo com enter só mostra um texto grandinho com explicação?
    E eu achei que pangrama fosse um "pograma" que desse "pan" x'D
    Juro que pensei isso mesmo… >.<

    Resposta
  • 06/08/2009 em 15:41
    Permalink

    "WebSurfer de carteirinha, Analista de Sistemas nas horas vagas…"

    Esse web é realmente uma onda! 😉
    E esses sistemas de hoje em dia estão mt estressadinhos! :@

    Resposta
  • 18/10/2009 em 14:04
    Permalink

    Bem, não sou tão velho, mas como não vi nada aqui sobre o que vou dizer, informo: a frase em inglês foi criada para que os técnicos pudessem rapidamente testar se todos os tipos, pelo menos os alfabéticos (carimbinhos metálicos que imprimiam as letras no papel nas máquinas de escrever) estavam ok, alinhandos. Eu mesmo fui professor de datilografia quando era adolescente e usava a frase.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *